História Mazda

 
1920 - Nasce a Mazda
Jujiro Matsuda funda a Toyo Cork Kogyo Company em Hiroshima, Japão. A empresa era, obviamente ("cork" – rolha) uma fábrica de rolhas. A Mazda nasceria 11 anos mais tarde como uma promessa e fascinante fabrica de automóveis.
Poucos esperariam que o passo seguinte a partir de uma fábrica de rolhas fosse uma revolução no mundo automóvel. Mas, quem é que conheceria a existência de uma fábrica de rolhas?





1931 - Produção do primeiro veículo
A produção do primeiro veículo começou quando um pequeno carrinho de 3 rodas (Mazda-go) saiu da linha de montagem em 1931. A Mazda-go foi exportada para vários países, como a China e a Índia.
1931 - Nasce o nome Mazda
Em 1931, a empresa começou a utilizar o nome "Mazda". Este nome derivou do nome do nosso fundador, Jujiro Matsuda, e do nome de um antigo deus do ocidente da Ásia, Ahura Mazda, Deus da sabedoria, inteligência e harmonia.
1945 - Hiroshima é reconstruída
O povo de Hiroshima tem uma conhecida atitude de "eu consigo", à qual chamamos "Espírito do Desafio". Significa perseverança, venha o que vier.
A reconstrução começou imediatamente após a bomba atômica em 1945. A fábrica da Mazda foi uma das poucas que ficou de pé e foi utilizada pelas autoridades locais no esforço de recuperação do pós-guerra.
Os trabalhadores da Mazda estiveram no centro do renascimento da cidade. Com a introdução de novas tecnologias e a construção de novas fábricas, ajudamos Hiroshima a recuperar totalmente.
1958 - A Mazda Romper
Outra contribuição da Mazda que ajudou a construir o novo Japão foi a Mazda Romper, o nosso primeiro carrinho de 4 rodas produzido em série.
A Romper, uma viatura ágil e muito prática, foi um veículo compacto de três lugares que acabou por se tornar indispensável tanto no Japão como outros mercados.
1959 - Nasce o logótipo da Mazda
A Mazda revela o seu novo logótipo, um emblema forte que veio a representar uma era dourada de estilo e inovação nos automóveis. Os contornos trabalhados, as linhas elegantes e o brilho prateado viriam a significar "prazer de condução" por muitos anos.
1960 - O R360 é o primeiro carro da Mazda
A Mazda apresenta o R360 Coupé em 1960, o primeiro Mazda de passageiros com duas portas. Com o R360, a Mazda passou a dominar o mercado de veículos ligeiros no Japão.
Um coupé compacto de dois lugares e duas portas, que conseguia atingir a velocidade máxima de 90 km/h e tinha um sistema de suspensão construído com molas de borracha e barras de torção.
Além de muito popular e durável, também foi o carro de passageiros mais leve do Japão e responsável por 64% das vendas no segmento micro-mini.
1961 - Motor rotativo
A Mazda comprou a patente de um conceito de motor alternativo inventado pelo alemão Felix Wankel e ainda é o único fabricante de automóveis que o desenvolve em pleno. Nos 50 anos que se seguiram, tornámo-nos sinônimo de motor rotativo.
Com o aproveitamento da combustão para fazer rodar um disco plano, em vez de fazer deslocar uma série de pistões para cima e para baixo, os motores rotativos produzem um ruído mais suave e ocupam menos espaço, o que significa que a carroçaria do carro pode ser esbelta.
Uma grande vantagem reside no fato de o motor rotativo poder funcionar a mais rotações por minuto. Isto o torna ideal para os desportos motorizados e para carros que são conduzidos por pura diversão, como os Mazda.
1962 - Mazda Carol
O Mazda Carol 600, o primeiro Mazda de passageiros com 4 portas, é lançado em 1962. Com um design único no tejadilho, tipo corte abrupto, o Carol conseguia oferecer um espaço generoso à altura da cabeça para os quatro ocupantes, mesmo sendo um carro super compacto.
1967 - Cosmo Sport 110S
Em 1967, a Mazda apresentou o seu primeiro carro com motor rotativo a um mundo muito surpreendido. O Mazda Cosmo Sport 110S tinha um belo design fluido no exterior e acabamentos refinados no interior.
Ainda é um dos mais memoráveis veículos de produção da Mazda.
O seu estilo futurista e a sua notável performance deliciaram os apaixonados pelos carros desportivos em todo o mundo. Todos os aspectos do Cosmo representaram um desafio vencido, desde o seu revolucionário motor rotativo ao design elegante dos estofos.
Este foi realmente um carro que anunciou a Mazda ao mundo. Com a série I a alcançar os 185 km/h e a série II a ultrapassar os 200 km/h, dizia-se que estar ao volante do Mazda Cosmo era "mais voar do que conduzir".
1972 - É fundada a primeira empresa comercial da Mazda na Europa
Após ter começado a exportar carros para a Europa em 1967, a Mazda funda o primeiro concessionário nacional em 1972, a Mazda Motor Deutschland. E consegue um volume de vendas de 50.000 carros em 1972, após apenas 5 anos de atividade na Europa.
1977 - Apresentação do Mazda 323
O Mazda 323 foi lançado no Salão Automóvel de Frankfurt '77. Antes desta exposição, um Mazda 323 completou uma penosa viagem do Japão a Frankfurt pelo sul da Ásia, numa demonstração da forte reputação da Mazda em matéria de fiabilidade, algo que a marca ainda se orgulha de manter.
1978 - A estreia do RX-7
A inspiração para o estilo moderno e vincado do RX-7 original veio muito dos carros desportivos clássicos britânicos.
Tal como os Mazda de hoje, o RX-7 notabilizou-se pela precisão da manobrabilidade e pela performance arrojada. As principais publicações automobilísticas de dois continentes colocaram o RX-7 nas suas listas "Os dez melhores carros desportivos da década".
Em 1983, a Mazda revelou o RX-7 com turbocompressor, que também veio a ser elogiado por publicações automobilísticas de todo o mundo. Mais tarde, em 1985, surgiu a segunda geração do RX-7 e em 1992 foi lançada uma terceira geração futurista, um carro desportivo puro e sem compromissos.
Conhecido como o FD, estava equipado com o primeiro motor sequencial bi-turbo produzido em série no Japão e ainda com um sistema de áudio Bose®, teto de abrir e um pacote aerodinâmico opcional. O FD foi um clássico de culto em todo o mundo, sobretudo nos EUA, onde recebeu vários prêmios.
1985 - A Mazda celebra o seu 10.º milionésimo carro
A Mazda celebra o total de produção acumulada de 10 milhões de veículos de passageiros. Com origem num recanto do Japão, a Mazda estava a tornar-se uma marca de automóveis líder mundial, alcançando os 10 milhões de veículos vendidos em 1985.
1988 - A Mazda funda uma empresa comercial na Europa
Com os veículos da Mazda a tornarem-se importações muito pretendidas, estava na altura de dar aos clientes europeus um serviço mais dedicado e começar a desenvolver veículos especialmente para o condutor europeu.
Após estabelecidas em 1988, as operações europeias da Mazda cresceram e criaram raízes durante a década de 90 com a Mazda Motor Europe e o European Research and Design Centre em localizações diferentes na Alemanha e a Mazda Motor Logistics Europe na Bélgica.
Atualmente, a Mazda está tão enraizada no cenário automóvel europeu que é difícil imaginar uma estrada da Europa sem um Mazda.
1989 - Chega uma super estrela - o MX-5
Ninguém fabricava roadsters em 1989, mas a Mazda via as coisas de forma diferente – porque não construir um carro desportivo clássico britânico, mas fiável e acessível? Quando o MX-5 de primeira geração chegou à Europa em 1990, era algo único.
Numa era de linhas vincadas e formas de cunha, apareceu o curvo, giro e divertido MX-5.
Uma prova disto é o fato de ter mudado tão pouco ao longo de 20 anos. Todas as três gerações vieram refinar o mesmo conceito – um carro desportivo leve e ágil, com controlo total do condutor e, o mais importante, um equilíbrio de peso perfeito 50/50 – a melhor expressão da filosofia "prazer de condução" da Mazda.
A expressão japonesa "Jinba-Ittai", que pode ser traduzida como "a harmonia entre cavaleiro e cavalo", é como mais gostamos de descrever a experiência de condução do MX-5 – algo que o crescente número de fãs do MX-5 compreenderá sempre.
1991 - Vitória em Le Mans
A prova de resistência 24 Horas de Le Mans é uma das corridas mais famosas e exigentes do mundo. A Mazda ainda é a única construtora de automóveis japonesa que conseguiu vencer em Le Mans e o 787B é o único carro de motor rotativo a consegui-lo, com grande admiração do mundo automobilístico.
É necessário um enorme feito de engenharia e perseverança só para acabar a corrida.
Mais uma vez, era na Mazda que estava a inovação – após a vitória do 787B, a Mazda lançou uma versão especial do MX-5 no Reino Unido. Foi produzido com as cores da corrida e estava equipado com um compressor.
1991 - É desenvolvido o primeiro motor a hidrogênio
A primeira exploração da potência do hidrogênio pela Mazda foi o HR-X. Concebido para personificar o poder do hidrogênio, o HR-X enquadrava-se suavemente no ambiente.
A Mazda continuou a desenvolver o conceito do hidrogênio e começou os testes em estrada de uma versão híbrida elétrica/hidrogênio do RX-8 em 2009. O motor rotativo é notavelmente capaz quando convertido para hidrogênio, o que coloca a Mazda na melhor posição para fabricar carros de elevada performance alimentados a hidrogênio...
1992 - Os populares Xedos 6 e MX-6
O Mazda Xedos 6 foi um veículo desportivo muito popular e esteve disponível em múltiplas versões e evoluções, uma delas com o nome MX-6.
A maior parte das versões do MX-6 estavam equipadas com o sistema 4WS da Mazda: quatro rodas direcionais que ofereciam um desempenho superior em curvas, melhoravam a precisão e proporcionavam um raio de viragem inferior – mais um exemplo de como a Mazda não pensa como os outros fabricantes de automóveis.
1997 - Nasce um novo símbolo da marca Mazda
A Mazda decidiu procurar um novo símbolo que fosse perfeito para a empresa. Tal como todos os automóveis da Mazda, tinha de ser elegante, provocador e capaz de induzir uma descarga de adrenalina pura. Também tinha de começar com a primeira letra de "Mazda".
A forma distinta de duas asas da letra "M" personificava as ambições da empresa – abrir as asas e voar em direção ao futuro.
2000 - O MX-5 é o roadster mais popular do mundo
Lançado quando ninguém fabricava roadsters, o muito imitado (mas nunca superado) Mazda MX-5 (na sua segunda geração) entrou para o Livro Guinness dos Recordes Mundiais em 2000 por ser o roadster mais vendido de todos os tempos.
Tendo sido merecedor desta honra graças aos 400.000 veículos vendidos até 1997, o MX-5 já vendeu mais de 880 000 veículos desde então. A definição do "clássico", a primeira geração MX-5, tem um lugar de destaque no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
2001 - Zoom-Zoom
A Mazda introduz a nova mensagem de marca "Zoom-Zoom" em 2001. Não há muitos slogans de marketing que durem tanto como o Zoom-Zoom, sobretudo no sector automobilístico.
O que isto significa? Pensamos que traduz "Prazer de condução" e todos os proprietários de um Mazda sabem como isto é verdade.
2002 - Nasce a geração de carros Zoom-Zoom. O Mazda6
O Mazda6 foi o primeiro carro a ser lançado depois da introdução da nossa filosofia Zoom-Zoom e da revisão completa da gama Mazda. Com a condução empolgante e a lendária fiabilidade que ofereceu aos seus proprietários, o Mazda6 de 2002 alcançou o milhão de vendas mais depressa do que qualquer outro carro da história da Mazda.
O Mazda6 teve um enorme sucesso e venceu prêmios em todo o mundo pelo design com contornos distintos, pela manobrabilidade comunicativa e pela suspensão desportiva.
2003 - O revolucionário RX-8
O RX-8 com o seu aspecto musculado veio equipado com o poderoso motor rotativo de Wankel – RENESIS – que venceu os prêmios de Motor do Ano e de Melhor Motor Novo quando o carro foi lançado em 2003.
Um par de portas Freestyle permite um acesso fácil aos bancos traseiros e o motor está mais recuado, atrás do eixo dianteiro, para criar uma excelente distribuição de peso 50/50.
O motor RENESIS era menor e mais leve do que os motores rotativos anteriores, a carroçaria era feita de alumínio e plástico e o eixo de transmissão era feito de um composto de carbono. Isto deu ao carro um peso muito baixo e uma agilidade excelente, tornando-o um perfeito clássico.
2004 - O novo Mazda3. Esportivo e cheio de estilo
O Mazda3 é lançado e fica em segundo lugar na nomeação do Melhor Carro Europeu do Ano 2004. É lançado o luxuoso, sumptuosamente equipado e desportivo Mazda3. Com uma performance superior à de um 3 volumes mais dispendioso, o Mazda3 veio redefinir o que o seu segmento podia oferecer.
Sempre um carro com estilo, as atualizações nos anos seguintes mantiveram o seu aspecto atual e trouxeram mais equipamentos e opções em termos de motor.
2005 - Apresentação do quebra-convenções Mazda5
O novíssimo Mazda5 estreou-se no Salão Automóvel de Genebra. A Mazda debruçou-se a sério sobre o segmento dos monovolumes e viu que havia muito a melhorar. Por exemplo, entrar e sair de um espaço apertado era claramente difícil nos outros monovolumes.
O Mazda5 era um novo C-MAV (Veículo Multi-atividades Compacto), com duas portas traseiras deslizantes, espaço para 6 ou 7 pessoas e acesso muito fácil a todas as filas de bancos.
Na altura do lançamento, era o único carro deste segmento que oferecia duas portas deslizantes. Além disso, o Mazda5 tinha uma surpreendente condução desportiva.
2007 - Projeto HyNor
A Mazda passou vinte anos em constante investigação para desenvolver o motor rotativo alimentado a hidrogênio, ou seja, um carro com zero emissões de CO2.
Em 2007, a Mazda assinou um acordo de fornecimento de veículos com motor RX-8 Hydrogen RE ao projeto HyNor, uma iniciativa nacional da Noruega que visa a criação de uma infraestrutura de combustível à base de hidrogênio.
Em 2009, já circulavam 30 destes carros nas estradas norueguesas, inseridos na tentativa daquele país para tentar estabelecer um sistema de transportes com energias totalmente limpas.
2007 - CX-7. Um tipo de SUV diferente
Os Veículos Utilitários Desportivos não são muito conhecidos por terem uma manobrabilidade desportiva. Mas a Mazda, sempre pronta para o desafio, criou um SUV misto desportivo CX-7 em 2007.
Com um aspecto mais esportivo do que qualquer outro do seu segmento, o CX-7 tem também uma manobrabilidade a condizer. Além disso, é um veículo notavelmente responsável em termos de emissões, cumprindo os exigentes critérios Euro 5.
2007 - Apresentação do leve e ágil Mazda2
O Mazda2 foi lançado em 2007 e eleito Carro do Ano em 2008. O júri gostou do estilo desportivo sem compromissos e da manobrabilidade ágil que resultaram de este ser aproximadamente 100 kg mais leve, mas mais forte e mais seguro do que o seu antecessor - o Mazda2 alcançou mesmo a classificação de 5 estrelas EURO NCAP.
Quando os outros carros do seu segmento estavam a ficar maiores e mais pesados, requerendo motores maiores e mais combustível, a Estratégia da Grama da Mazda conseguia o oposto e produzia um vencedor desportivo e ágil.
2008 - O Mazda6 ainda mais refinado
O Mazda6, vencedor de múltiplos prêmios, refletiu os planos ambiciosos que a marca tinha para desafiar os fabricantes de carros de luxo de todo o mundo. Mais luxuoso do que o seu antecessor, o novo Mazda6 veio ainda mais bem equipado e divertido de conduzir.
No difícil mercado britânico, o Mazda6 venceu os prêmios de "Melhor Carro Familiar" e de "Melhor Station Wagon" da revista What Car em 2010, além de muitos outros prêmios por toda a Europa.
2009 - O espetacular novo Mazda3
Mais largo e mais comprido, mas mais leve do que o seu antecessor, o novo Mazda3 conseguiu melhorar a performance com a mesma quantidade de combustível graças à "Estratégia da Grama".
Foi rapidamente elogiado pelo seu último aspecto e pela sua presença nas estradas mais famosas do mundo.
O Mazda3 também se notabilizou por ser o primeiro carro equipado com o sistema i-stop exclusivo da Mazda. Tal como um ciclista consegue arrancar rapidamente, o sistema i-stop utiliza a energia de combustão que resta no motor para arrancar em menos tempo do que os sistemas da concorrência.
2010 - 20.º Aniversário do MX-5
20 anos após o seu lançamento, o MX-5 é o roadster mais vendido de sempre e tem clubes de proprietários ativo por todo o mundo. É particularmente popular no Reino Unido, onde foram criados os primeiros roadsters.
O MX-5 fez renascer o conceito de roadster, muito depois de todos acharem que tinha desaparecido. Cada uma das 3 gerações veio refinar a ideia original. Vinte anos mais tarde, com o MX-5 cada vez mais forte, ninguém consegue imaginar um mundo sem roadsters.
2010 - O 90.º Aniversário da Mazda
Das origens humildes à marca global, os noventa anos da Mazda (e pronta para continuar) viram muitas mudanças e, ainda assim, o mesmo pensamento consistente. Sempre empenhada em inovações inteligentes nos produtos em vez de se concentrar numa abordagem liderada pelo marketing, a Mazda será sempre uma empresa com a engenharia no seu coração.
Ao olhar para os carros que produzimos ao longo dos anos, verá que todos são produto de mentes que gostam de desafiar as convenções e produzir algo mais inteligente e mais divertido de conduzir.
2011 - A Mazda olha para o futuro
Sempre com os olhos postos no futuro, a Mazda vai fazer da nossa décima década algo de memorável pelo design excitante e pelas inovações tecnológicas.
Isto inclui o conceito "Kodo", uma nova orientação para o design que se pode traduzir como "Espírito do Movimento", derivado do movimento instantâneo dos animais no preciso momento em que iniciam um movimento. Estes princípios já produziram o belíssimo conceito Shinari.
Também vamos produzir uma gama de motores ultra-ecológicos, incluindo um potente motor ecológico a diesel. A gama de tecnologias SKYACTIV está destinada a proporcionar aos condutores de carros Mazda níveis extraordinários de performance e economia.
Por exemplo, o motor a gasolina SKYACTIV-G possui a mais elevada taxa de compressão alguma vez conseguida num motor de produção a gasolina. Consome menos 15% de combustível e produz 15% mais potência – provando que é possível ter essa performance e essa economia em simultâneo.
Fique atento (a) a este espaço para ver mais pormenores à medida que forem surgindo.
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